quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

eu....

tenho evitado falar dos meus medos....medo que alguma coisa corra mal, medo que o reguila M. vá sentir-se colocado de lado com a chegada do reguila J.,medo de não dar para eles dois.....medo de não dar-lhes colo e mimo na altura exata que cada um deles vá precisar por ser hora de fazer outra coisa qualquer que não pode esperar...... mas o meu maior medo descobri-o ontem e é o medo de não ser uma boa mãe, de ser uma mãe demasiado ocupada para vê-los crescer , já que o tempo voa
-o meu maior medo é olhar para trás daqui a uns anos e ver que fiz tudo mal-este sim é o meu maior medo

de manhã estou pouco tempo com ele....entre tomar pequeno almoço , vestir, e despachar para sair de casa-deixá-lo na creche-o beijo da despedida e separam-nos longas horas e um dia de trabalho para o voltar a ver já de noite-
já em casa é o ter de fazer jantar -quero é que ele brinque enquanto eu trato do resto.... ele sabe o que quer -quer colo e muito muito mimo-mas a mãe não tem tempo e entre um pegar nele ao colo dar-lhe um beijo e um abraço volto a colocá-lo no chão porque mais uma vez o jantar não se faz sozinho -repete-se a mesma cena , desta vez como não lhe vou pegar ao colo começa o choro e depois os gritos e a mãe já meio impaciente depois de um dia aborrecido e irritante já estou a dizer-oh miguel já a começar a birra????e ele a insistir que quer é colo
qual de nós tem razão??? ele que está a fazer uma birra no chão ? ou eu que tenho de fazer o jantar????
tenho medo disso -de ver a razão do lado errado-eu que passo o dia com saudades de lhe abraçar quando chegar á noite -quase deixo passar em branco o momento por ter de me dedicar a outras coisas- e ele ? ele que esteve o dia todo longe da mãe tem que se limitar a abraçar-me quando eu puder?????
Não -deixei o jantar para fazer a seguir quando o pai chegou e sentei-me com ele -abraçei-o, beijei-o e brinquei-e vi o seu sorriso - e senti um aperto por quase ter perdido aquele momento... e sinto um aperto por poder perder momentos daqueles-
este sim é o meu maior medo

13 comentários:

Anônimo disse...

Oi miga, cm eu te endtendo, axo q sofremos todas desse medo, do tempo ser pouco pra tudo.Eu tenho 2 reguilas e o temop nc xega pra tudfo. Claro q es boa mae, e seras ainda melhor qdo o Joao nascer. Jokas Telma

sofie disse...

Também te entendo, e eu só tenho um!!! A ler o teu post parecia que estava a ver um dos meus dias. A minha única vantagem é que ele de manhã fica em casa com uma Tia e pode dormir mais um pouco, mas á noite é tudo a despachar pois eu só chego a casa por volta da 20h30m e ás 22 ele já está a dormir.

Anônimo disse...

olha miga!!!! sei que ainda não sou mãe... mas dir-te-ei que não tenhas medo... VIVE, pois quem melhor do que tu para saberes que não é bem assim....és e serás uma boa mãe..... uma mãe dedicada... uma mãe cheia de amor para dar.... não tenhas medo....

Ana Isabel disse...

Entendo-te miga, e por enquanto ainda só tenho uma e já me sinto a perder mts momentos dela e sei q ela tb sente a minha ausência.
Serás uma excelente mãe para os dois miga, nem nunca duvides disso.
Bjs

akombi disse...

esses medos sãonormais,eu tb os tive,eu tb os tenho.

quanto á chegado do 2ºfilho, oque fiz foi simplesmente tratar a V.de maneira igual, ela sempre participou em tudo,desde que quisesse.

mas agora com 8 anos e a P. com 4, oiço da boca da V. " voces gostam maisda minha irmã,dão-lhe mais atenção" enfim não conseguimos agradar a todos.
respondo-lhe que a irmã precisa de mais atenção que ela,e queela qd tinha 4 anos tb tinha a mesma atenção,assim como a P.qd tiver 8 anos vai ser tratada de maneira igual.

relaxa deste medo,não sofras por antecipação, vais ver que o teu menino vai receber o mano de braços abertos,e tu vais conseguir,sim que nós mães temos uma capacidade infinita de amar os filhos,ser a melhor mãe do mundo.

qunato à sensação de falta de tempo com os filhos,das vezes que trabalhei tb senti isso,por isso decidi abdicar de trabalhar para estar com elas, não me arrependo, mas tb estou a perder muitas coisas, uma delas é o meu "eu" por vezes dou por mim a ter a vida delas,e qd tenho um tempinho para mim parece que não me conheço.

não me arrependo das decisões que tomei,e se voltasse atrás voltava a tomá-las,mas tb tem o seu contra.

e quanto à falta de paciência,birrase afins,eu tb sofro disso.

beijocas

regina disse...

E... eu estou a passar pelos mesmos medos, penso tanta vez que estes momentos únicos não se vão repetir, mas depois penso que estou a ser egoísta e penso como vai ser melhor ainda com dois nos braços, tenho consciência que no principio não vai ser nada fácil, mas tudo há-de passar. Beijos amiga e muita coragem...

Carina M disse...

Quem os tem assim sabe. Os medos, esses fazem parte da vida e de saber viver.
Bjs

Omeupititxoco disse...

Acho que só pelo facto de pensares nisso significa que estás consciente do que significa seres mãe pela segunda vez. Só vivendo aprendemos...e tu vai-te sair muito bem pois pareces-me ser uma "mãezona". Jocas*

Sónia disse...

Nós somos 2 pra 3 e precisavamos mesmo de mais tempo para os pequenotes, mas vamos compensando sempre que podemos...

Jokas e muitas felicidades!!!

Sónia3

sotto le stelle disse...

Não sou mãe mas entendo os teus medos, houve uma altura em que eu tomva conta dos dois, a Rafinha era bébé e o mano tinha menos de 2 anos, e eu tinha tanto medo dos meus miminhos não chegarem para os dois...

Bom fim-de-semana

Beijinhos carinhosos

nadine disse...

decerto k vais ser sempre a boa mãe k és,e vais compensar todos o momentos em k n podeste estar com eles.BEIJAO

Maria Lavrador disse...

Não é fácil ser mãe, mulher, trabalhadora e tudo o resto que vem por inerência de cargo de sermos mulheres. E compreendo o teu medo, pois achas que o teu tempo mal chega para um filho qto + para 2. Mas o coração de mãe estica, estica, estica e acabas por conseguir fazer tudo e criar filhos fantásticos, disso não tenho duvidas!

Beijocas e bom fim de semana

Maria Pereira

melobabyIV disse...

linda nao te preocupes que pelo que leio és uma mae 5 estrelas e infelizmente tdas temos de trabalhar e fazer as outras coisas, prq tal como tu disseste elas nao se fazem sozinhas... e uma mae tem sempre colo para mais um!!!
beijinhos